b1

Alunos de Medicina Veterinária aprendem manejo reprodutivo de bovinos na escola UNIRB

Por Redação em 13/05/2022 às 18:13:19
O Centro Universitário UNIRB proporciona aos alunos de Medicina Veterinária práticas de manejo reprodutivo de bovinos na fazenda escola em Mata de São João, para obter a integração ao setor pecuário.

O desempenho reprodutivo dos bovinos está relacionado as práticas de reprodução animal, que visa otimizar a eficiência na formação de um rebanho. Este processo de produção e reprodução, deve-se ao resultado positivo da atividade realizada pelo profissional de Medicina Veterinária, por meio do manejo adequado.

"No manejo reprodutivo, os alunos aprendem a realizar avaliação de fêmea, direcionamento dos cruzamentos, a prática de inseminação artificial em tempo fixo, a utilização de hormônios e toda parte de fisiologia aplicada ao processo de reprodução. Além disso, os futuros veterinários desenvolvem aprendizados sobre o diagnóstico de gestação com objetivo de praticar com segurança os conteúdos adquiridos em sala de aula", explica Abraão Nunes, Médico Veterinário da UNIRB.

Para que esse monitoramento seja executado de forma eficiente, é necessário que o veterinário esteja capacitado para realizar o trabalho acerca dos índices reprodutivos. Emanuelle Lima está no oitavo semestre de Medicina Veterinária na UNIRB e fala sobre a importância da aula prática.

"A prática do manejo pra mim foi um divisor de águas, me apaixonei pela área, por ser um campo de mercado promissor e além de gostar da atividade geral com gado. Durante o curso, sob supervisão do Médico Veterinário especializado, aprendemos no campo de estágio sobre o manejo sanitário e reprodutivo dos gados, o processo de gestação até o nascimento de filhotes".

Segundo a Pesquisa da Pecuária Municipal (PPM), divulgada anualmente pelo IBGE, o Brasil possui quase 215 milhões de bovinos, uma leve alta 0,4%, mantendo o País como o segundo maior rebanho bovino do mundo e o principal exportador de carne.

Comunicar erro
b2

Comentários

b3