b1

Dias D'Ávila: Município será pioneiro na implantação de observatório de segurança

Por Redação em 05/07/2022 às 19:49:15
Dias D'Ávila está entre os 20 primeiros municípios do Brasil a contar com um Observatório Municipal de Segurança Pública. A cidade foi escolhida considerando sua relevância regional e a incidência de homicídios em cada um deles. O projeto conta com auxílio do Ministério da Justiça e Segurança Pública (MJSP).

Com o registro de 54 vítimas fatais em 2021, a criação dos observatórios faz parte do Programa Nacional de Fortalecimento da Gestão Municipal de Segurança Pública (Cidade Susp), lançado oficialmente no dia 1 de julho com o objetivo de qualificar os municípios para atuarem como integrantes estratégicos do Sistema Único de Segurança Pública (Susp).

"Em geral, o papel dos municípios na gestão da segurança pública é incipiente, sendo uma responsabilidade atribuída aos estados e União, mas se formos analisar, são os municípios e as comunidades locais que estão aptas para identificarem e apontarem os pontos sensíveis de cada região", avalia o ministro Anderson Torres.

Faz parte também do projeto as cidades: Aquiraz, Caucaia e Pacajus (CE); Cabo de Santo Agostinho e Paulista (PE); Macaíba e São Gonçalo do Amarante (RN); Ananindeua (PA) e Altamira (PA); Goiânia e Valparaíso de Goiás (GO); Cabo Frio, Duque de Caxias e Macaé (RJ); Cariacica e Linhares (ES); Alvorada (RS); Paranaguá e São José dos Pinhais (PR).

Comunicar erro
b2

Comentários

b3